Depois de 54 anos o Brasil entra em campo, sedia a Copa do Mundo. O grito de gol une vozes e corações. É o futebol, sinônimo de alegria, a paixão do brasileiro. Um esporte que, como outros, desperta em nós valores e exemplos que podem influenciar positivamente na sociedade. Para quem o pratica, uma oportunidade de exercitar a disciplina, o trabalho em equipe, o saber administrar as vitórias e derrotas e a saúde física e psicológica. Uma experiência de superação em prazos curtos.
E o que dizer dos torcedores? Daqueles que estão “assistindo”, que misturam suas vidas à paixão pelo time para o qual torcem desde crianças. Muitas vezes, é da arquibancada que transferimos para o campo nossas expectativas de uma vida vitoriosa. Por exemplo, ao vermos nosso time campeão, experimentamos, literalmente “por tabela”, a sensação de também sermos vitoriosos, assim como também nos sentimos derrotados ao ver que perdemos para o adversário.
Trazer as vitórias e derrotas à superfície dos sentimentos, das paixões e opções esportivas, dá sentido ao verbo TORCER, um gesto que favorece estreitar laços entre amigos, pais e filhos, casais, profissionais de diversas áreas… É a “Torcida Gente do Bem”, uma convocação para quem ama o esporte, é uma pessoa honesta, ética, trabalhadora e que usa o dom recebido por Deus para praticar o bem.
Os bons precisam agir, estarem unidos, para não deixar que o mal vença. Temos que resgatar a bondade. Deus quer contar conosco, quer nos dar ideias. E se é preciso ter saúde física para praticar qualquer esporte, mais ainda é preciso saúde ‘moral’, ‘psicológica’, ‘social’ e até mesmo ‘espiritual’ para sermos “Torcida Gente do Bem”.
Acredite no bem que está em você. Torça, chore, ria, pule, celebre e volte para sua luta particular, pois seu time ganhar ou perder não lhe tira a condição de um ser humano que é “mais que vencedor”!
* Dunga é missionário da Comunidade Canção Nova e apresentador do programa PHN (Por Hoje Não) transmitido pela TV Canção Nova. Já gravou onze CDs e dois DVD’s. É autor de cinco livros.
Twitter: @dungaphn