Jesus e Maria precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus e Maria sejam os Donos, os Senhores da nossa casa! É totalmente errado pensar que Maria queira passar na frente de Jesus. Nenhuma mãe deseja isso, pelo contrário, ela se eclipsa para que o filho apareça. É o que Nossa Senhora faz: Ela existe por causa do seu Filho.
Foi em vista da vinda do Filho de Deus a este mundo que Ela foi escolhida; para ser a Sua mãe. Ele teve sempre a precedência, mas, como o Pai quis que Seu filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica, Maria foi a escolhida. E mesmo sendo sua mãe, Maria também se põe a Seu serviço.
Já estava no plano imutável do Pai que o Seu Filho se fizesse homem e, como Homem-Deus, fosse o Primogênito de todas as criaturas. Era a vontade do Pai que Seu Filho fosse o Primogênito entre uma multidão de irmãos, como atesta São Paulo na carta aos Romanos (Rm 8,29). A primeira criatura pensada foi Maria. Ela foi escolhida para ser a Mãe do Seu Filho e Mãe de todos nós, para que Jesus fosse o Primogênito de uma multidão de irmãos.
“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Não precisamos ficar com medo! É necessário entronizar Jesus e Maria em nossa casa. Colocá-Los no trono da nossa casa. A primeira coisa que ela fará quando você a constituir dona da sua casa é entronizar Jesus nela! Ela ficará ao lado de Jesus, olhando para Ele, para nós, para a nossa casa, apontando para Jesus, trazendo para Ele os problemas e as dificuldades.
Ela se fez escrava do Senhor e Ele a exaltou. Maria, porém, continua humilde, simples, e fará com que Jesus seja o Dono, o Rei na nossa casa. Não precisa ter medo! Ela não vai tirar o lugar de Jesus. Ao contrário, irá devolver a Jesus o lugar que Ele não está tendo em nossa casa.
Tenha certeza: porque Ela entrou em sua casa, tudo também vai mudar. Eu convido você a fazer a entronização do Coração de Jesus e de Maria em sua casa. Tome uma imagem ou um quadro, a fim de que, entronizados, Jesus e Maria permaneçam no seu lar. Que Eles sejam os donos da sua casa e assim você possa dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15).
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.