“Amai os vossos inimigos, rezai por aqueles que vos perseguem” (Mt 5,44). Não é fácil, meus irmãos, isso só é possível pela ação do Espírito Santo em nós. Veja bem, alguém te persegue, e você reza por essa pessoa. Você amar aqueles que lhe são inimigos. Isso só é possível pelo poder do Espírito.
Somente cheios do Espírito Santo, conduzidos por Ele, é que conseguiremos realmente cumprir esse mandamento. E Jesus colocou como mandamento, porque viu que era possível vivermos.
Pouco mais à frente na sua vida, Ele iria prometer a vinda do Espírito Santo. Então, desde já, estava dando o mandamento que só era possível para quem fosse cheio do Espírito.
Queira aprender a amar os seus inimigos – é um aprendizado – e rezar por quem o persegue. Veja, se a gente ama os inimigos, e reza por aqueles que nos perseguem, Jesus promete: “… vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus” (MT 5,45), e vamos nos tornando cada vez mais filhos.
Assim como nós crescemos em estatura, psicologicamente, nós também podemos e devemos crescer como filhos de Deus. Hoje mais adulto no amor de Deus do que ontem, porque hoje eu amo mais, e não tanto como amanhã, porque amarei mais. É uma coisa linda. Eu não imaginava que era possível crescer como filho. Não basta ser filho, claro é maravilhoso, mas é preciso crescer como filho. Cada vez mais ligado ao Pai. Amando e andando nos Seus caminhos. Observando as Tuas leis, Teus mandamentos. Eu quero ser cada vez mais filho!
Não tenha medo da santidade, veja por exemplo o nosso Papa Francisco, que homem santo! Na maior simplicidade, totalmente entregue, não tem medo de nada, enfrenta situações mais perigosas, onde aqueles que são encarregados de vigiar o Papa, seus sentinelas tremem, e o Papa não, está tranquilo.
Não é difícil ser santo. Deus quer que sejamos santos, essa é obra do Espírito Santo em nós. Ele quer e pode fazer essa obra. É questão de sermos dóceis à ação do Espírito Santo!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.