Percebo que Deus quer nos levar a assumir e a viver aquilo que São Paulo relata como experiência pessoal: “Alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós e completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu Corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).
Temos experimentado muitos sofrimentos, pessoalmente e nas nossas famílias. Temos experimentado o “completar na nossa carne o que falta às tribulações de Cristo”. E agora o Senhor quer nos ver assumindo o “alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós”.
É a alegria no sofrimento. É o acolher, de coração e com alegria, os sofrimentos que nos atingem. Se nosso Deus é guerreiro, nós, feitos à sua imagem e semelhança, também o somos. Precisamos voltar à nossa origem: fomos feitos para a vitória, é para isso que o Senhor está nos treinando. E é somente pela adoração que conseguimos viver essa experiência.
Somos uma geração que não suporta dor alguma. Não aguentamos uma caminhada longa. O excesso de conforto nos tornar “moles”. Mas, não fomos feitos para isso; ao contrário, nossa natureza é de guerreiros.
São Paulo vai nos dizer: “Sem derramamento de sangue não existe perdão” (Hb 9,22). O nosso suor, a nossa lágrima, o nosso próprio sangue são necessários para a salvação daqueles a quem amamos. Por isso, assumamos com alegria todo sofrimento.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.