*por Marcelo Chaves
Dentre as muitas datas comemorativas no calendário brasileiro, celebramos em 21 de setembro o Dia da Árvore. Mas porque celebrar o Dia da Árvore? A pergunta correta seria: porque não celebrar?
Árvore é sinônimo de vida, pois pode oferecer para a espécie humana condições essenciais, que acabam passando despercebidas no dia a dia. Situações que parecem simples, mas que são cheias de significado quando olhamos para elas de uma forma diferente.
As árvores oferecem sombra, frutos, flores, de algumas espécies se extraem até remédios, óleos, papel e outras tantas coisas que poderiam ser citadas aqui. Mas, elas também podem ser especiais em outro aspecto bem interessante. Estudos apontam que a quantidade de árvores em nosso meio pode contribuir e muito para a nossa saúde.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante. Zonas urbanas arborizadas possuem 60% menos partículas de poluição.
Uma árvore grande e saudável produz o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia, e sua sombra pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C.
No que diz respeito ao meio ambiente, as árvores contribuem de inúmeras formas. Elas regulam o clima, absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio; melhoram a qualidade e umidade do ar; são capazes de controlar as enchentes, ou seja, absorver um grande volume de água das chuvas; permitem a pureza das águas dos rios, sem contar o equilíbrio ecológico no que diz respeito a fauna e flora.
É claro que a nossa celebração neste dia pode ser muito mais do que falar da árvore e seus benefícios. É um momento oportuno para refletirmos sobre nossas atitudes em prol do meio ambiente. A preservação das matas nativas e ciliares e a conservação dos mananciais, a proteção dos solos, rios, nascentes; a valorização da natureza como algo essencial para as presentes e futuras gerações.
Contribuições que partem de nós são necessárias para a manutenção responsável de algo importante para a vida em todos os aspectos. Por tudo isso, vale reforçar o respeito e o plantio de árvores como gestos concretos em favor da humanidade. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro, quando comemorarmos o Dia da Árvore, possamos agradecer a Deus por tão grande carinho e amor traduzidos no meio ambiente. Que seja uma data especial para as pessoas assumirem suas responsabilidades socioambientais e refletirem sobre a consciência de se proteger e preservar as árvores e, consequentemente, a natureza.
*Marcelo Chaves é missionário da Comunidade Canção Nova, jornalista e apresentador do Programa Preservação Ambiental, na TV Canção Nova