Ave, cheia de graça! - por monsenhor Jonas Abib

Nós precisamos da presença de Maria em nossas vidas, daquela que é a mãe do Senhor. Está tudo na Palavra de Deus: “Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus à cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem (…) chamada Maria” (Lc 1,26-27).

A escolha foi de Deus e não de Maria, para integrá-la a seu projeto, Ele enviou um de seus anjos, para anunciar o seu desígnio. Ela mesma vai dizer no seu cântico: “a minha alma engrandece o Senhor, o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas”. (Lc 1,47-49).

O Senhor quis realizar maravilhas nela! Quem tem o direito de alterar aquilo que Deus quis fazer? Um artista deseja fazer uma obra-prima de barro. Para isto, molda-o da forma que quer. Deus quis moldar esse ‘barro’: Maria. Ela também é barro, como nós, de carne, o que em nada diminui sua honra e força. Mas Deus quis fazer maravilhas nela. E Maria não glorificou a si mesma, mas o chamou: meu Salvador.

O anjo disse a ela: Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo. Na hora ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar no significado daquela saudação, pois era israelita e conhecia bem as Sagradas Escrituras, o termo “cheia de graça” tinha peso.

E ninguém nunca havia saudado-a assim. Por isso, quando o anjo a chama “cheia de graça”, ela se espanta. É como dissesse: Não pode ser. Eu, cheia de graça? E o anjo a chamou diretamente: Ave, cheia de graça. O que isto queria dizer? Todo o Amor de Deus, toda a sua bondade e benevolência, toda graça, tudo foi canalizado para ela.

Por isso, precisamos estar ao lado de Maria na luta contra o dragão. Para sermos protegidos do ataque dele, precisamos estar com ela, debaixo do seu manto. Mais ainda, precisamos estar no seu ventre, como Jesus. Bem debaixo do seu coração. É ela quem vai esmagar a cabeça da serpente. É ela quem vai vencer! Portanto, não é apenas uma devoção, não é uma coisa poética, é uma questão de salvação.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.