Dom Bosco dedicou-se integralmente à juventude, primeiro na parte religiosa, depois em oficinas para que os jovens tivessem seu próprio sustento. Ele nos deixou uma herança maravilhosa!
Nós estamos totalmente inseridos no trabalho com a juventude. Outro trabalho muito especial que fazemos é o social. Como Dom Bosco, trabalhamos diretamente com a juventude mais pobre da nossa cidade (Cachoeira Paulista-SP), que precisa realmente promover-se, profissionalizar-se, conhecer a Deus, voltar-se à Igreja. Nós levamos educação e religião a esses jovens. O que eles estão necessitando é disso.
O sistema preventivo funciona. Ele realiza aquilo que Dom Bosco queria e que nós hoje traduzimos assim: “Homens novos para um Mundo Novo”. Realmente vivendo o sistema preventivo nós estaremos aí, lado a lado com os jovens.
Quantos problemas a nossa juventude está enfrentando e o sistema de Dom Bosco atende a tudo isso. Eles precisam ser “bons cristãos e honestos cidadãos”. Dom Bosco tinha a chave – e nós devemos, com essa chave, abrir a porta para que muitos possam ser aquilo que Deus quer.
Com os encontros que realizamos em Cachoeira Paulista, e por todo o Brasil, com os livros e os nossos programas de televisão, nós também levamos Cristo a uma multidão de jovens.
Dom Bosco usou o máximo que pode dos meios de comunicação da sua época. Tanto assim que ele não somente falou, mas escreveu muito. Um livro a cada mês, uma coisa extraordinária. Se Dom Bosco tivesse hoje uma rádio, uma televisão e uma internet, imagino o que ele faria! Nós temos essa graça e somos família salesiana. Esses são meios, o essencial é levar Jesus e o Evangelho!
Dom Bosco me assumiu quando menino. A Canção Nova é salesiana, é de Dom Bosco, e quer levar longe seu nome, fazendo as mesmas coisas que fizeram por mim quando eu era menino. Viva Dom Bosco!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.