Colocar a Palavra de Deus em prática

O cumprimento da vontade do Senhor nos leva à alegria completa, à plena realização. O contrário nos fecha, diminuindo nossa vida, nossa alegria. Muitos se tornaram professores, médicos, engenheiros e, apesar dessas conquistas, são pessoas tristes, porque buscaram apenas a realização humana, não se realizaram naquilo para o que foram criadas.

O Evangelho é a vontade de Deus: a Boa Nova de Deus, nosso Pai, para nós. Para todos os fatos, circunstâncias e acontecimentos da nossa vida sempre há uma Palavra de Deus que se aplica àquela situação. E, se a aplicamos, a evangelização acontece em nossa vida.

Por exemplo, se alguém me ofende e me sinto ferido, logo aplico a vontade de Deus, a sua palavra, para mim naquele momento. Perdoo, me alegro, dou graças a Deus, embora esteja ofendido e ferido: “Podeis irar-vos, contando que não pequeis. Não se ponha o sol sobre vossa ira” (Ef 4,26).

Se não é capaz de louvá-lo, suplique e peça que venha em seu socorro nessa situação concreta. É a receita certa da Palavra de Deus: “Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças” (Fl 4,6). É assim que vamos nos santificar, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Deus.

Quem não faz a vontade do Pai nas pequenas coisas do dia a dia, ao fim – mesmo com grandes feitos – não está pronto, não é ainda a imagem de Jesus Cristo; por isso nem o Pai nem Jesus o reconhecem.

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.