O pecado original colocou em nós muito orgulho, muita vaidade, auto-suficiência, prepotência. No fundo, queremos sempre ser maiores do que os outros. Mas no reino de Deus é o contrário! Quem mais serve é o maior. Quem mais doa, mais se entrega, mais se faz escravo, esse é o maior no Reino de Deus.
Você é chamado justamente para isso: colocar-se a serviço dos outros, por amor. Ainda estamos muito carregados de orgulho pessoal, de auto-suficiência, prepotência.
Estamos acostumados, mesmo dentro da Igreja, a viver uma vida igual à que se vive no mundo: cada um quer ser maior que o outro, cada um se orgulha mais que o outro, cada um quer subir por sobre o outro para aparecer, se projetar.
Mas Jesus quer ir penetrando e transformando seu coração, sua vontade, seu ser, mais e mais, dando-lhe a verdadeira pobreza de espírito, colocando em você a verdadeira humildade e mansidão. Tornando-o cada vez mais semelhante a Ele: deixando todo orgulho, toda soberba, vaidade para se tornar simples, pobre, humilde, generoso.
É isso que Ele quer fazer em você! É o resultado de uma transformação interior, não apenas de uma decisão da sua vontade. É tornar-se uma criatura nova, esvaziada de si e, por isso, acolhedora, cheia de amor.
Por amor, coloque-se a serviço dos outros. Este é o segredo da paz, da amizade, da felicidade, da alegria; segredo de uma vida fraterna, portanto de um mundo irmão, de um mundo de paz. É inútil fazer mil campanhas pela paz se não se muda o coração. De nada adianta fazermos mil manifestos contra a guerra se a guerra não for destruída dentro de nós.
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.