* Por Dom João Inácio Müller
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB -, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano”. Este Ano Mariano iniciou no dia 12 de outubro de 2016, e será concluído no dia 11 de outubro de 2017. Será uma ano para “celebrar, fazer memória e agradecer”.
Ninguém de nós poderá perder ou deixar passar as graças que nos querem visitar neste Ano Mariano. Lembremos: onde está Maria, ali está a bênção de Jesus, e nada faltará, porque Maria dará um jeito de falar com Jesus. Sabemos: Jesus não resiste a um pedido de Sua Mãe, e dará jeito.
A história nos conta que a perseverança dos pescadores nos mereceu muito mais que peixes: nos mereceu um dom muito maior do que eles poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”, que apareceu nas redes, recolhida do fundo das águas. Os pescadores acolheram o sinal que Deus lhes tinha dado, perceberam que era dádiva do Alto. Por isso, não seguraram a imagem da Mãe para si mesmos: tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Que bela lição! Assim como Maria Santíssima não reteve para si a alegre notícia da gravidez de Jesus, mas foi levar Jesus até sua prima Isabel, grávida de João Batista, assim os pescadores divulgaram a Aparecida das águas pelas vizinhanças. Importante: como Maria, “nada de nós retenhamos para nós mesmos, para que totalmente nos recebe quem totalmente se nos dá”, Jesus. Nada de egoísmo! Vivamos a dádiva do amor. “De graça recebemos, vamos dar de graça” (Mt 10,8).
Todos nós somos convidados a Começar este Ano com Maria. Maria não deixa faltar nada aos filhos que lhe têm devoção. Nós podemos, com nossas injustiças e ganâncias, privar nossos irmãos e irmãs do trabalho digno e do pão necessário. Estejamos atentos para com pessoas em necessidade e sejamos ajuda. Maria assim fez em Caná, no casamento onde veio a faltar vinho. Ela foi falar com Jesus, que deu jeito. Busquemos dar jeito na fome e dor de nossos irmãos e irmãs. Isto é do agrado do Pai. E não desviemos os ouvidos da voz de Jesus! Maria diz: “Fazei o que Ele disser” (Jo 2,5).
Busquemos viver este ano todo com Maria por perto. Como?
– participando mais da celebração da Santa Missa, onde o Mistério Redentor acontece;
– com a reza do Santo Terço. É muito importante. Enquanto a gente reza as Ave-Marias, os fatos mais importantes de nossa Redenção são meditados em nosso coração;
– acender uma vela perto da imagem da Mãe Maria. Isto nos recorda que ela nos trouxe a Luz do mundo, Jesus Cristo;
– cantarolar nossos belos Cânticos Marianos. Cantar a vida de Maria eleva nossa alma a Deus e dispõem nossa vontade para fazer o que agrada a Deus: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38);
– como Maria, escutar a Palavra do Senhor, crer e fazer o que ela diz; “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lc 8,21). Que tal, todos os dias ler um pequeno trecho da Bíblia? E praticar esta Palavra? Claro, assim, Deus vai se formando dentro de nós;
– ajudar quem está em necessidades. Maria estava atenta e viu que faltava vinho e disse a Jesus: “Eles não tem mais vinho” (Jo 2,3). Ainda: Maria foi ajudar sua prima Isabel (Lc 1,39-45).
Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.
Comece o ano com Maria! Viva o ano com Maria! Termine o ano com Maria!
Sobre você e sua família, pela intercessão da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, desça a bênção de Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
* Dom João Inácio Müller é bispo da Diocese de Lorena (SP) e articulista da Revista Canção Nova.