Como suportar a prova?

A salvação é gratuita, mas o Senhor nos faz passar pela prova. Para conseguir um emprego, você passa por um teste; para entrar numa faculdade, você faz um vestibular. Todos nós passamos pela provação. Por isso, o Senhor não retira a tentação. O demônio acaba fazendo um serviço a Deus. Ele, que já foi reprovado, é usado hoje para nos provar. Eis a razão da tentação.

Para os anjos, foi uma situação arriscada, disso dependia o destino deles. Igualmente, todos nós passamos por uma situação de risco: de nos salvarmos ou nos perdermos; o risco de dar vitória a Jesus ou ao demônio. Podemos ser aprovados ou reprovados.

O demônio está aí para nos testar. Ele é como ácido colocado sobre o metal para testar sua autenticidade. Estamos passando pelo teste. Quando o demônio é expulso de uma casa (a casa do nosso coração), ele não desiste, fica esperando uma brecha com sete demônios piores do que ele (Lc 11, 24-26).

Se não dermos brecha, ele não tem como entrar. Mas, se ele entrar, o estado dessa pessoa torna-se pior do que antes. Porém, o Senhor nos garante que não estamos sós: Ele está conosco, orando e intercedendo por nós, para não cairmos novamente em tentação.

E como suportar a prova? Por meio da sinceridade total diante do Senhor. A palavra “sincero” vem de “sem cera”. Os antigos gregos e romanos faziam teatro bem semelhante ao teatro moderno: uma mesma pessoa fazia vários personagens. Trocavam de personagens trocando as “máscaras”. Não podemos representar diante de Deus, precisamos ser sinceros, verdadeiros diante do Senhor, até mesmo em nossas fraquezas. Deus é forte em você, por isso Ele lhe faz forte.

Não tenha medo do pecado, e sim de não ser sincero diante de Deus. Se tiramos a máscara e confessamos a Deus o pecado que cometemos, “então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1,9). 

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.