Dê qualidade aos momentos de espiritualidade

“Essa é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts, 4-3). E é bom que São Paulo não tenha dito santidade, mas santificação, porque é um processo do dia a dia. Não somos ainda aquilo que nós queremos ser, muito menos aquilo que Deus quer que nós sejamos.

 

Mas graças a Deus não somos mais o que éramos. Nós já estamos no processo de mudança e precisamos nos agarrar a isso firmemente. Você precisa, a cada manhã novamente, entrar em processo de santificação.

 

A nossa santificação vai acontecendo naquilo que somos e que fazemos, e sempre com a ajuda do Espírito Santo. Em qualquer momento do dia diga: “Bom dia (boa tarde ou boa noite) Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje?”.

 

Dê qualidade aos seus momentos de espiritualidade. Não é preciso encher a vida com práticas devocionais, de piedade. É bom, sim, ter estas práticas, mas é muito mais importante e necessário dar qualidade à sua espiritualidade.

 

A oração por excelência se chama Eucaristia, onde o próprio Jesus é o orante, celebrante, ofertante, a vítima. Na Eucaristia, Ele renova para nós o sacrifício da cruz, o mesmo e único sacrifício. Você precisa participar bem da missa, não só no domingo. Ponha-se inteiramente ali, no canto, na música. A Eucaristia, celebrada e recebida em comunhão, é essencial para a sua vida. É o ponto de chegada e de partida da espiritualidade.

 

Você precisa ser um profundo adorador. Aquela mulher samaritana que perguntava para Jesus: “Mas então, aonde é que se deve adorar, em Jerusalém ou aqui, no monte Geresi? E Jesus respondeu: Vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São esses adoradores que o Pai deseja, procura adoradores em espírito e em verdade” (Jo 4,23).

 

Talvez você não more perto da igreja e não possa ir todos os dias adorar Jesus, mas algumas vezes na semana, você precisa arrumar um tempo para adorá-lo. Na adoração a Jesus Eucarístico, os raios da Sua misericórdia, da Sua compaixão vêm sobre você para santificar sua vida.

 

É uma coisa linda! São os raios divinos que vêm da Eucaristia. Intangíveis, mas reais, verdadeiros.

 

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.