Deus nos dá a dignidade de filho

Quantas pessoas morrendo de remorso… Interessante que o remorso é totalmente diferente do arrependimento. Arrependemo-nos diante de Deus, quando reconhecemos que erramos, pecamos, e depois, como o filho pródigo, vamos nos encontrar com o Pai Misericordioso. 

O remorso é uma coisa contra nós mesmos, porque quando a gente não se perdoa, se culpa. Quanta gente sem paz, se enterrando na depressão, numa tristeza mortal por causa desse sentimento de culpa. O inimigo faz isso, ele tira tudo, rouba a dignidade de filho, o anel da herança, nos deixa a pé, como o filho pródigo que não tinha mais nada, nem mais os chinelos.

Mas no final dessa parábola o Senhor mostra o que Ele faz com os filhos que voltam. E talvez você tenha voltado, mas ainda esteja com as túnicas sujas, velhas, esfarrapadas. Talvez esteja ainda sem o anel de filho, não esteja se sentindo filho, uma pessoa amada, querida por Deus. Talvez esteja a pé, se sentindo culpada, carregando remorso.

A primeira coisa que Ele quer dar a você é a dignidade de filho, tirar esse sentimento de culpa. O inimigo não pode continuar de dedo levantado acusando você, colocando você no chão por causa das coisas que ele mesmo levou você a fazer. 

A Parábola explica bem: primeiro o inimigo levou o filho pródigo a partir para as aventuras. Depois, a cometer muitos erros. É isso que ele faz mesmo, leva a gente para experimentar de tudo, passar por todas as emoções, sentir todos os tipos de prazeres, até a gente se sentir um nada.

Quando já nos roubou “tudo”, até as nossas vestes, nos deixa a pé, joga culpa em cima de nós. E se não fosse o Pai para nos receber, realmente nós estaríamos a pé, sem condições. Mas graças a Deus, nós temos um Pai para voltarmos e Ele nos recebe de braços abertos!

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.