Eis aqui, a serva do Senhor!

No Evangelho, nós encontramos o anjo que diz a Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor é contigo!” Para os hebreus a saudação dizia o que a pessoa é. E Maria entendeu bem isso: “Alegra-te, cheia de graça”, que pode se traduzir também como nós rezamos: “Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco…”

O anjo percebeu que Maria ficou perturbada, e logo em seguida, disse: “Eis que conceberás e dará à luz a um filho a quem porás o nome de Jesus, Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi”.

Tudo maravilhoso. O trono de Davi não era para qualquer um. Só que diante disso tudo, Maria interrompe o anjo dizendo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” É um mistério, Maria havia feito um compromisso de virgindade que era totalmente alheio à mentalidade da época.

E ela pergunta: “Como acontecerá isso se não conheço homem algum?” E o anjo explica: “O Espírito descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

Uma coisa curiosíssima ajudou muito Maria a entender e a aceitar. Ele disse: “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice e este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril”. E termina dizendo: “…porque para Deus nada é impossível”. Essa é uma frase lapidar! Maria então volta-se para o anjo e diz: “Eis aqui, a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

E aí foi a palavra-chave da nossa salvação, para que o Verbo de Deus pudesse se fazer carne. O Filho do eterno Pai pôde se fazer carne e ser gerado no ventre de Maria e, depois de nove meses, nascer. Tudo isso é muito rico para nós!

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.