Em nossa consciência, a voz do Espírito Santo

A sabedoria de Deus está no ar. Ela é como uma emissora de rádio emitindo 24 horas por dia. E, quando sintonizo essa emissora, o Senhor começa a mostrar o que devo fazer. Como sintonizar nossa emissora? Por meio da oração. E onde ouvir a mensagem do Senhor? No coração.

A nossa consciência não é um bicho-papão. É por ela que Deus nos fala com amor. Pode ser que num caso especial, de grande necessidade, o Senhor nos fale ao ouvido, mas isso não é comum. O comum é Ele falar lá no fundo da nossa consciência, para nos mostrar todas as coisas. Contudo, é preciso buscar, ser assíduo à oração. 

Não tenha medo de conversar com Deus, com Jesus, sobre a sua vida! Fale de seu filho, de seu marido, de sua mulher, de seu emprego, do grupo de oração. Pergunte ao Senhor, para que Ele venha falar dentro de você; depois fique em silêncio. No começo, somos ruins de ouvido. Mas depois, com a prática, vamos aprendendo a ouvir com o coração.

No começo, pode parecer que o Senhor não fala nada, não responde nada. Mas, quanto mais você vai perguntando e escutando, mais Ele vai ensinando o que fazer em cada momento, diante de cada situação. Muitas vezes, porém, o Senhor fala, fala, fala e nós fingimos que não ouvimos.

Quando rezamos e pedimos a Deus a sua orientação, Ele nos guia, também, pelos acontecimentos e pessoas que Ele coloca em nossa vida. Preste muita atenção a isso! Deus age pelas causas segundas, dizem os teólogos. Quer dizer: age por meio de suas criaturas. Ele também nos fala, por meio da Sua Palavra, dos ensinamentos da Igreja, que o Espírito Santo guia desde o começo.

A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, que é uma voz sutil, mas penetrante e regeneradora. Em geral, seguimos a voz das nossas paixões e sentimentos. Quando, na humildade e na oração, aprendermos a ouvir a Palavra de Deus, a voz do Espírito Santo dentro de nós, começaremos a acertar o projeto de Deus para a nossa vida.

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.