A esperança renova o coração

O dia que se inicia é algo maravilhoso, obra do Senhor que se manifesta aos nossos olhos. Com ele, Deus nos dá a oportunidade de passar nossa vida a limpo e purificar a memória. Deus quer curar o nosso coração de todos os desencontros, com a graça de seu perdão. Ao mesmo tempo, temos a chance de deixar de lado tudo que nos atrapalha, de nos esvaziarmos dos rancores e ressentimentos, perdoando as pessoas que nos feriram.

Quando a Sagrada Escritura nos diz para não lembrarmos as “coisas de outrora”, não se trata realmente de esquecer, mas de não viver como escravos dos acontecimentos que, agora, não existem mais. Devemos ficar com o que foi bom e tirar proveito até mesmo dos erros cometidos para o nosso crescimento e amadurecimento. Trata-se, na verdade, de uma nova chance e de recomeçar, de nascer de novo pela graça de Deus.

É possível um novo começo neste exato momento, porque Deus está conosco, porque Jesus está vivo e nos dá a Sua força. A diferença está justamente aqui: se antes vivíamos contando apenas com as nossas energias, podemos recomeçar agora pelo “poder de Deus”, “pela força do Alto”, que é o Espírito Santo. É dessa certeza que brota a nossa esperança.

A esperança renova o coração. Ela é um dom de Deus que nos faz nascer de novo. Quem provou sua força e doçura sente-se renascer por dentro e por fora. Por isso, a Palavra de Deus garante que quem espera no Senhor renova suas forças.

Ao esperar em Deus, o Espírito Santo nos faz alcançar o que de nenhuma outra forma conseguiríamos. Quando uma pessoa espera em Deus nada mais é impossível. Quando um jovem está cheio de esperança, consegue fazer coisas inacreditáveis. Quando marido e mulher têm esperança, nada pode destruir sua família. As pessoas permanecem numa família ou a ela retornam quando encontram dentro dela a esperança de poder recomeçar. Sim! É possível uma vida inteiramente nova…

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.