A fé treinada no dia a dia

Celebramos nesta sexta-feira (15/09) o dia de Nossa Senhora das Dores. Maria teve uma fé fora do comum e que está retratada na imagem da Pietá. Ela estava ao pé da cruz, viu a situação de Jesus e se posicionou como podemos contemplar na imagem, com o filho morto no seu colo.

Aquele corpo que concebeu no seu ventre, Ela viu naquela situação lastimável ao pé da cruz. Imagine tudo que aconteceu na flagelação, na coroação de espinhos, na subida para o calvário, tantas quedas. Pelo Santo Sudário, se mostra que Jesus caiu muitas vezes com o rosto no chão. Portanto, era um corpo lanhado de feridas, mas Ela, sua mãe, estava lá.

Claro, sentindo uma dor enorme, mas tranquila, porque Ela acreditava, mesmo sem poder imaginar, como seria sua ressurreição. Se Ele ressuscitou a outros, então quem ressuscitaria a Ele? Durante a sua vida, Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, a filha de Jairo e, principalmente, Lázaro. E durante sua vida, Jesus disse que ao terceiro dia o filho do homem ressuscitaria.

Maria não se esqueceu disso. Ela acreditou mesmo sem saber como poderia se realizar a ressurreição do seu filho. E que bonito, quando Jesus ressuscitou! O Evangelho narra que a primeira pessoa a quem Jesus apareceu foi Maria Madalena à beira do sepulcro.

Mas há uma piedosa crença que nos diz que Jesus foi à casa onde estava Maria sua mãe e apareceu a ela em primeiro lugar. Claro era mais do que justo Ele aparecer à sua mãe e agora mostrar seu corpo ressuscitado.

Ela não se desesperou, porque Ela acreditou. É a fé! E Ela nos diz: “Meus filhos, acreditem, tenham fé! Vocês precisam aprender a ter fé e a treiná-la!”. É no dia a dia, acreditando e vendo as maravilhas de Deus que a nossa fé vai sendo treinada. Nenhum de nós, no ponto de partida, já é o homem ou a mulher de fé que Deus quer. O Senhor quer te transformar em um valente guerreiro. Acredite!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.