Muitas vezes, criamos para nós mesmos um falso conceito de que a felicidade consiste em não termos problemas e tristezas. Porém, essa é uma concepção limitada sobre o que vem a ser a verdadeira alegria.
Se formos esperar que os problemas desapareçam para então sermos verdadeiramente felizes, isto nunca acontecerá no concreto da vida. A verdadeira alegria está para além das realidades que passam.
Tudo aquilo que é passageiro não pode ser usado para medir nossa felicidade. Numa das orações da Igreja, rezamos assim: “Ó, Senhor, fazei que desde agora possamos amar o que é do Céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam.”
Para firmarmos nossa vida sobre alegrias verdadeiras, estas devem estar enraizadas em Deus e nas coisas d’Ele. Pois aquilo que é passageiro vai gerar uma alegria que durará pouco e logo acabará.
A verdadeira alegria está para além dos acontecimentos e não pode ser comprada ou emprestada por outra pessoa, mas é experimentada por aqueles que encontram a fonte inesgotável dessa alegria: Jesus Cristo.
Essa é uma verdade concreta, por isso muitos santos tiveram força para prosseguir enfrentando suas lutas, e até perseguições, com bom humor e sorriso constante. A alegria não estava nas coisas exteriores, mas no interior, pois eles haviam encontrado Jesus!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.