Jesus, amansa nosso coração!

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3). A porta que abre o Reino do Céu, a dimensão do Evangelho, do sobrenatural, do Reino, é a humildade e a pobreza de coração.

Mesmo que tenhamos estudado, sejamos capazes, que tenhamos grandes realizações, é necessário que sejamos pobres de coração. Precisamos ser para nosso próprio bem. O orgulhoso, vaidoso, ambicioso, sofre e faz os outros sofrerem. Igualzinho o cavalo impetuoso.

Precisamos querer ser pobres de coração, ser humildes, mansos, fazer o nosso coração como o de Jesus. Porque “colocar rédea” depende de nós. De quando em quando haverá os ímpetos, mas os colocamos logo nas rédeas. 

Mas fazemos ao contrário: achamos que devemos ser orgulhosos, auto suficientes, pois assim, ninguém nos passa para trás, nos domina, somos senhores do nosso nariz, temos a primeira e última palavra, não levamos desaforo para casa, mil coisas desse jeito…

Temos que domesticar, amansar a nós mesmos. Nós precisamos aprender a mudar-nos para vermos os outros mudados. Porque se a gente fica querendo apenas que o outro mude, a coisa vai continuar sempre assim. Agora se estamos dispostos a mudar, teremos a alegria de ver os outros mudarem.

É impressionante que tudo vai se afinando na nota certa. Quanto mais você se afina no Evangelho, mais os outros vão se afinando em você. Mas é claro, se você é a primeira pessoa destoada no Evangelho, tudo vai se destoando, por exemplo, na sua família. Em última análise, tudo depende de nós. Por isso, pedimos ao Senhor que a primeira libertação aconteça dentro de nós. A primeira cura precisa acontecer no nosso coração! 

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.