Jesus muitas vezes se define: “Eu sou o caminho”, “Eu sou a verdade”, “Eu sou a vida”, “Eu sou a luz do mundo”, “Eu sou a fonte da água viva”, “Eu sou o pão da vida”. Em João 10,11, Ele diz: “Eu sou o Bom Pastor”. Não no sentido de Pastor bom, bondoso, amoroso. Claro, Jesus é tudo isso. Mas quando se diz Bom Pastor, este “bom” equivale ao que dizemos de um bom mecânico, um bom marceneiro, um bom pedreiro… É aquele que faz bem seu ofício.
O pastor vive para a ovelha. Quem tem vacas, cavalos ou outro tipo de criação, não precisa ter certos cuidados, pois a criação vai crescendo e se desenvolvendo por si. A ovelha é totalmente diferente, pois precisa do pastor o tempo todo por perto.
Jesus faz o mesmo com você. Está constantemente a seu lado, o acompanha, vela por você, traz o alimento, aponta o caminho e o conduz. Como ovelha, com pouco faro, não conhecemos bem o caminho e podemos desviar dele facilmente. Precisamos de um pastor!
Ele cuida de suas feridas e, mesmo que não tenha consciência disso, você precisa da presença d’Ele, sentir o calor da Sua companhia. Ele lhe dá segurança.
Infelizmente, você foi acostumando a ser ovelha sem pastor: assustada, medrosa, desanimada, cheia de problemas, angustiada, ferida, machucada, e pensa que a vida é assim. Mas quando você permite que Jesus seja seu Pastor, sente Sua presença, o carinho, a força, a segurança, a alegria que Ele traz à sua vida. Você vê que diferença faz ter um Pastor.
Se você não se colocar debaixo do pastoreio de Jesus, não vai experimentar o que é ter um Pastor. Vai continuar na penúria, numa vida infeliz.
Você é que deve se deixar conduzir por Jesus. Em vez de querer ser autossuficiente para escolher seus rumos, tomar suas decisões, coloque Jesus na condução de tudo. Com Ele à frente é muito mais fácil, eficiente para sua vida!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.