Jesus é o pão da vida

É preciso aprender a festejar o Santíssimo Sacramento, especialmente no dia de Corpus Christi. Precisamos de Jesus, que se dá como alimento na forma de pão e de vinho na Eucaristia. Desde criança, aprendemos e acreditamos que Jesus está aí presente: Corpo, Sangue, Alma e Divindade, naquilo que era pão e vinho.

Jesus mostrou poder transformando o pão e vinho no Seu corpo e sangue na última Ceia. Aí está a beleza! Não é por esses argumentos humanos – muito bons -, que nós acreditamos que Jesus está realmente presente na Eucaristia, mas pela fé.

Para mim, o maior milagre Eucarístico, mais lindo e mais forte, é o que aconteceu na cidade italiana de Lanciano, no ano 700. Um monge de São Basílio duvidava, chegava mesmo à incredulidade. Não acreditava que Jesus estivesse presente na Eucaristia.

Um dia celebrando a missa, logo após a consagração, a hóstia que antes ele teve na mão tornou-se carne, como se pegasse um pedaço de carne e cortasse uma fatia, com o tamanho e espessura da hóstia. E ele viu, era carne viva, sanguinolenta. E o vinho tornou-se sangue.

Ele não sabia o que fazer. E saiu pela igreja afora com aquela hóstia na patena, que agora era carne; e aquele vinho, que agora era sangue, e mostrou para seus irmãos monges. Todos perceberam que realmente era isso.

Um pouco depois, eles pegaram aquela hóstia, visivelmente tornada carne, e colocaram num ostensório, e o sangue se coagulou dentro do cálice. Durante muito tempo aquilo foi venerado, adorado. Muita gente fazia questão de passar por Lanciano para ver o milagre eucarístico.

Em novembro de 1970, com todas aquelas dúvidas que pairavam, os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, resolveram submeter o material a uma análise científica na universidade de Siena na Itália, e constataram: que era carne humana, do miocárdio, do coração, e o sangue do grupo AB. Interessantíssimo que é o sangue mais comum entre os judeus.

É muito importante ousar crer, pois vivemos num tempo tão sem fé, tão cheio de raciocínios humanos. É preciso que todos nós – você, sua família, seus amigos -, creiamos que Jesus é o pão da vida e que precisamos Dele mais do que qualquer alimento.

 

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.