Não entregues a tua alma à tristeza

Tristeza é uma coisa psicológica, mas ela vai de tal maneira matando a pessoa por dentro, a ponto de atingir o seu físico, e causar doenças. “Não entregues a tua alma à tristeza” (Eclo 30,22). Mas como é possível, se passamos por tantos problemas? Como é possível não ter tristeza?

A Palavra de Deus não está dizendo que nós não tenhamos tristezas. A tristeza acontece. É como a dor, de repente você bateu, caiu, esfolou, machucou ou quebrou e doeu. Vai ficar doendo um bom tempo. Mas uma coisa é acontecer e doer, e outra é você se entregar à dor.

Da mesma forma, haverá coisas que nos entristecerão, e naquele momento a gente sente a tristeza, mas o Senhor nos diz, e veja que se trata uma ordem de Deus, é preciso obedecer: “Não entregues tua alma à tristeza”.  

Infelizmente, nós acabamos entregando a nossa alma à tristeza. E a Palavra de Deus vem dizer: não, meu filho, você pode passar por tristezas, acontece. Chega a hora que a tristeza bate à sua porta, mas não entregues tua alma à tristeza. Não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.

Tem gente que vive remoendo as coisas ruins que acontecem. Igualzinho você pegar grãos de café, colocar na máquina para moer, e ficar moendo e remoendo as coisas ruins que acontecem. E parece que dá gosto, satisfação. 

E a Palavra de Deus nos diz: não faça isso, meu filho, minha filha. Aconteceu alguma coisa? Para que ficar se atormentando? Já aconteceu! Já foi duro o que aconteceu, foi sofrido, para que ficar se atormentando mais ainda nos pensamentos, recordando e remoendo? 

Deus não quer que você morra por causa disso. Porque há muita gente psicologicamente e espiritualmente morta. O Pai derrama sobre nós o Espírito Santo para arrancar toda essa tristeza que está enraizada em nós. Não se agarre mais às tristezas, às lembranças. Renuncie, entregue completamente o que passou. 

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.