Começando o Advento, a Liturgia nos fala do fim, porque o nosso fim é o Céu, é Jesus vindo sobre as nuvens do Céu, com grande poder e glória, e pegando todos os Seus. O Senhor quer que estejamos com Ele.
A Igreja, no Advento, prepara-nos para a celebração da primeira vinda de Jesus, para a Sua segunda vinda, e para o que vai precedê-la. Imagine o que sejam as forças do céu serem abaladas. Esse será um momento. Aqueles que estiveram com o Senhor não precisarão temer. “Levantai as vossas cabeças, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28). Nós iremos para o Céu, num cortejo enorme, com Jesus, com todos os santos, com Maria, com os anjos. A glória de Deus, desse mundo indo para o Céu, será o triunfo de Jesus e daqueles que foram d’Ele.
Se nós tivermos uma vida desregrada, na desordem, na bagunça, dando-nos a todos os vícios, daí sim, nós seremos surpreendidos. Nós não perceberemos e, de repente, acontecerá. Jesus pede que tenhamos uma vida sóbria, casta, correta para que não sejamos surpreendidos.
Primeira coisa: ficai atentos, isto é, vigilantes, como soldados do Senhor, preparados para qualquer coisa que venha a acontecer e orai a todo momento. Não podemos arrefecer, não podemos deixar de orar! Quando Ele vier, nós estaremos em pé, prontos, braços levantados, alegres olhando para o Senhor e com Ele iremos para o Céu, para a eternidade, felizes com uma multidão de pessoas, de todos os tempos e de todos os lugares. Esse é o nosso destino!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.