O sofrimento nos dá têmpera

Geralmente, caminhamos muito bem na trilha designada pelo Senhor, até surgir a doença. Nesse momento, nossas emoções falam mais alto; surgem todos os tipos de preocupações, insegurança e ansiedade.

Nessa situação, devemos manifestar nossa fé e confiança em Deus, que sempre nos acompanha, nunca nos abandona. É hora de passar pelo vale escuro, mas sabendo que há um pastor ao nosso lado, Ele nos ama e cuida de nós.

Confie em Deus e naquilo que Ele tem para você. Mesmo que não entenda o porquê das dificuldades que está passando, aceite-as, pois Deus está com você em todos os momentos. “Se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?” (Jó 2,10).

Precisamos ser firmes em Deus; ser homem ou mulher de fibra, que enfrenta todas as dificuldades que possam surgir. O sofrimento nos dá têmpera. Deus é Pai e cuida de nós, por isso não devemos nos desesperar. Ele sabe de nossas necessidades, de nossos medos e de tudo que aflige o nosso coração.   

Quando você se entrega à tristeza e ao desespero, deixa de acreditar em Deus. Isto é, deixa de dar “crédito” a Deus para dar “crédito” à dificuldade que está enfrentando. Deixa de confiar em Deus e é exatamente isso que o inimigo quer: que não acreditemos em Deus e nos entreguemos à tristeza, até chegarmos ao desespero e à depressão.

Uma pessoa de têmpera não “perde a cabeça”. Ela mantém o sorriso mesmo na tribulação, pois sabe que tem Deus a seu favor. Que o Senhor possa passar pela nossa vida hoje e colher nosso sorriso. Ele traçou um plano de amor para nós, pois nos quer felizes!

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.