Santa Rosa de Lima: amor e doação pelo próximo

Santa Rosa de Lima vivia em busca de encontrar o maior de todos os tesouros. E foi junto aos pobres, aos necessitados, que encontrou o que procurava: Jesus. Santa Rosa de Lima fez, de fato, tudo para todos.

 

De beleza fora do comum, Isabel, como Santa Rosa de Lima se chamava, deixou tudo para trás e tornou-se dominicana da Ordem Terceira. Por ser dessa Ordem, não precisou ir para o convento. Morou nos fundos da casa de seus pais e lá viveu uma vida espiritual riquíssima. Viveu de forma austera, com muita penitência e acolheu todos os sofrimentos pelos quais teve que passar. Continuou seu trabalho com os mais necessitados. Ia ao encontro deles, socorria, inclusive às mães que não tinham como sustentar seus filhos.

 
Santa Rosa de Lima é um exemplo de pessoa que buscou as coisas do alto! O tesouro dela era o Céu, vivia para isto.

 

Hoje, nós também encontramos o nosso tesouro, ou seja, Jesus Cristo por meio da Palavra. Uma vez que nós O encontramos, precisamos ser coerentes: “vender tudo para comprar esse Tesouro”. É preciso que Deus ocupe o primeiro lugar na nossa vida!

 

Você não pode se preocupar unicamente consigo, com seus estudos, trabalho, namoro. Claro tudo isso é importante. Mas, o Senhor já enviou você por causa dos seus irmãos, para um povo que precisa ser resgatado. Deus está trabalhando em seu coração. Há uma vocação em você.

 

Se a sua vocação não é sacerdotal, vida religiosa ou em comunidade, talvez seja o casamento, sendo apóstolo na vida dos seus e de tantas outras pessoas.

 

Vamos entregar a Deus toda a nossa vida. Não neguemos seu chamado por causa das dificuldades. Sempre digo: “Aguente firme, meu filho, porque o seu compromisso é com Deus”. Não há vocação sem cruz. Não há amor sem renúncia!

 

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.