Seja sempre presépio!

Gostaria de fazer um pedido para você. Seja sempre presépio! Sempre pequenino, porque no presépio Jesus nasce. Em coisas grandes não tem espaço para Jesus. O menininho pequeno no presépio, indefeso, cuidado por Maria e José, cresceu, deu a vida, derramou o sangue. Ressuscitou, é vencedor!

Hoje, nós cantamos com muito romantismo “a manjedoura de Belém”, mas a palavra manjedoura quer dizer: o lugar onde os bois e os cavalos comem. José pegou o capim e o feno que encontrou ali para colocar na manjedoura. Ele fez o bercinho e ali depositaram Jesus, o Senhor do Céu e da Terra. O presépio faz crescer!

Ainda recém-nascido, numa manjedoura, Jesus já trazia nos ombros a marca da realeza. Ele é Rei! “O nome que lhe foi dado é Conselheiro Admirável, é Deus Forte, é Pai dos tempos futuros, Ele é Príncipe da Paz” (Is 9,5).

Então prepare o seu coração, seja presépio para que Ele possa nascer, trazer a salvação. Acolha o Menino Jesus em seu coração, Ele se compadece de você e a salvação acontece. Ele não tem medo: Ele nasce no meio da aspereza. Ele está aí para salvar você e a sua família. Por pior que seja a sua impureza e a sua maldade, abra-se à salvação!

Jesus se faz presente em nosso meio no Natal. Ele não quer que você se perca de jeito nenhum. Lembre-se: quanto mais miseráveis nós somos, tanto mais Ele nos ama. Ele nasceu em Belém e nasce hoje em nós.

Saiba: José e Maria trazem a salvação ao seu coração, mesmo que você esteja sujo. Não se preocupe, não espere retirar o que está sujo para receber o Menino Jesus. Receba-o como você está. É Ele quem vai tirar as asperezas com a ajuda de Maria e José.

“O Menino que contemplamos no presépio é exigente. Mas é também compreensivo e paciente. Se formos dóceis à sua ação, Ele tomar-nos-á pela mão e acompanhar-nos-á: por isso, não devemos temer” (Mensagem de João Paulo II, Angelus, 26 de dezembro de 2001).

Jesus quer nascer em nosso coração e no de cada um da nossa família. Ele quer nascer nas nossas cidades, neste nosso Brasil tão necessitado, no mundo! Nós pedimos, Senhor, entra nas nossas vidas. Hoje nasceu para nós o Salvador que é Cristo, Senhor. Um feliz e santo Natal!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.