Todos nós conhecemos São Francisco, e queremos conhecê-lo mais ainda. Temos agradecimento especial à família franciscana, aos muitos santos franciscanos, que a partir de São Francisco, e logo com ele, Santa Clara e todos os que vieram, por fazer parte da vida da Canção Nova.
A beleza dos santos que viveram um carisma tão forte, que perdura por todo esse tempo: mais de 800 anos. E também pelos filhos desse carisma, que fizeram com que Francisco vivesse em seus filhos!
Nós, como São Francisco, só conseguiremos fazer essa obra de salvação “esmolando”. Veja que coisa maravilhosa, nós até pensaríamos, uma vez que Deus queria que Francisco e seus irmãos fizessem essa obra de salvamento, como fez na época dele, deveria dar a ele dinheiro em quantidade, casas, meios para ele poder ir, evangelizar.
Só que foi ao contrário, Jesus identificou-o com a cruz. Identificou Francisco tanto à cruz e ao sofrimento, que no final da vida, Francisco contraiu as próprias chagas de Jesus. Ele foi obrigado o tempo todo a sofrer, a se humilhar.
Imagina, ele era filho do mercador Bernardoni, um comerciante muito bem sucedido, ali em Assis, que todos conheciam. Era um “tubarão” daquela época, um dos grandes.
E teve que passar esse vexame, essa humilhação, ser um mendigo na cidade de Assis para poder fazer as suas obras, salvar os seus irmãos, socorrer os leprosos de sua época. Ele precisou estender a mão.
Graças a Deus, a Canção Nova foi chamada por Deus a realizar essa faceta de Francisco. Deus quis que nós fôssemos “pobres” como Francisco e os franciscanos, e que tivéssemos a coragem de passar pela humilhação de esmolar, como fazemos todos os meses, com a campanha do “Projeto Dai-me Almas”.
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.