Jesus diz a você: Meu filho, minha filha, não durma! “Vigiai e orai”. “O espírito é forte, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Não podemos estar sonolentos, não podemos dormir, é tempo de vigiar.
O mundo está mal, muito mal. As catástrofes que acontecem ao nosso lado são o sinal da maldade dos homens. Não é que Deus castigue, não, mas é a natureza que se enfurece contra a situação da humanidade.
A natureza foi feita para servir à humanidade. As catástrofes que nós encontramos no Brasil, não são simplesmente acontecimentos climáticos, de gente que morre, de prédio que desaba, é a natureza se enfurecendo por causa do pecado do mundo.
O pecado do mundo é o nosso pecado. Então, eu digo para mim mesmo: “Jonas, você não pode dormir. Pelo contrário, tem que estar orando e vigiando”. Diga isso para você mesmo também.
Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Em tudo o que nos acontece, Deus tira um proveito. Pode ser que agora você esteja no maior desconforto, mas Deus está agindo em você, fazendo-o à Sua imagem e semelhança. Não perca esse momento e não jogue fora o sofrimento e a dor!
O Senhor nos redimiu com sua morte. Ele sofre pelos sofrimentos do mundo, pelos meus e os seus sofrimentos, sejam quais forem. Jesus morre porque Ele é eterno, e a paixão e morte d’Ele, continuam pela eternidade. Ele sofre pelos nossos sofrimentos.
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.