Vocação é dar a vida, gastar-se como uma vela

O Senhor quer encontrar na nossa geração aqueles que “entram” em sua vontade, como alguém que entra na correnteza e é levado por ela. Diga ao Senhor que você deseja seguir sua vontade e proclamar, assim como Santa Terezinha: “A minha vida é a vontade de Deus!”

Hoje, para a nossa salvação e para a salvação daqueles que amamos, precisamos assumir a vontade de Deus, e, muitas vezes, transformar nosso “sim” em um sacrifício a Deus. Toda vocação é um sacrifício a Deus e deve ser encarada com essa responsabilidade. 

Na Canção Nova, todos entram para servir a Deus. Nosso primeiro chamado é consagrar-nos a Ele. Somos todos consagrados e assim queremos viver. A partir da nossa consagração, abrimo-nos para conhecer a vontade de Deus quanto ao nosso estado de vida. E a regra é não se apressar. Mergulhando fundo na correnteza da vontade de Deus, encontramos nos fatos concretos o estado de vida que Deus tem para cada um de nós.

Dar a vida pelos irmãos significa gastá-la, ir até o fim, sem medo, como Isaac. Não podemos ter medo! Muitos são chamados, como Abraão e Sara, a dar a vida no matrimônio. Também no matrimônio é preciso dar o sangue e gastá-lo até o fim.

Minha maneira de “gastar a vida” é ser o que sou: ser padre para Deus, para o povo, e assim me consumir como uma vela, do mesmo modo que o meu pai Dom Bosco, que morreu não em decorrência da doença, mas porque gastou todas as suas energias. É assim que sou chamado a viver minha primeira vocação: dar a vida.

O seu primeiro chamado, seja qual for a sua vocação, seja qual for seu estado de vida, é dar a vida, gastar-se como uma vela: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

 Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.